BDTD


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave etc) das teses e dissertações, sendo que o documento original permanece na instituição de defesa. Dessa forma, a qualidade dos metadados coletados e o acesso ao documento integral são de inteira responsabilidade da instituição de origem.






HISTÓRICO:

2001 - No ano de  2001 o IBICT constitui um grupo de estudo para analisar questões tecnológicas e de conteúdo relacionadas com a publicação de teses e dissertações em texto integral na Internet.

2002 - Foi aprovada a criação do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações, formado pelas instituições de ensino e pesquisa que compõem a rede de informação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

2003 - Foi concluída uma versão preliminar do Sistema de Publicação de Teses e Dissertações (TEDE), desenvolvido pelo IBICT para apoiar as instituições de ensino e pesquisa na implantação de suas bibliotecas digitais. Foram implantados projetos-piloto em quatro universidades: UFF, UCB, UnB e UFC. A experiência obtida foi relevante para avaliar o sistema e subsidiar as ações de implantação do sistema em nível nacional.

2006 - Foi apresentado e aprovado o projeto de reestruturação do sistema BDTD na 4ª Reunião do CTC, ocorrida em 26 de maio de 2006.


FERRAMENTA DE BUSCA

A ferramenta de busca da BDTD, permite ao usuário consultar o repositório e realizar buscas simples ou avançadas, recuperando resultados resumidos ou detalhados e ter acesso ao repositório de origem da tese ou dissertação para leitura, impressão ou download do arquivo. O site é de fácil entendimento para sua utilização, possui ajuda para a realização da busca. Não encontramos nenhuma ferramenta de acessibilidade.





LINK DE ACESSO: http://bdtd.ibict.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário