E-LIS


Criada em 2003, o E-prints in Library & Information Science (E-LIS) é um repositório digital internacional direcionado para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, e um dos maiores no mundo. Inclui uma equipe de editores voluntários que trabalham cooperativamente para manter seu  sistema aberto (open acess) e abrange um total de 22 línguas em sua rede.



Além de encorajar o sistema aberto de acesso à informação, o E-LIS ainda convida autores das mais diversas áreas que contemplam a Biblioteconomia e Ciência da Informação a fazerem parte de seu projeto, solicitando aos mesmos a publicarem seus trabalhos em seus servidores.

Só por curiosidade, abaixo é listado os nomes dos editores residentes no Brasil:


Não é necessário realizar registro para acessar o conteúdo da base; apenas se o usuário desejar contribuir. No caso do usuário decidir se cadastrar, ele constará com 9 repositórios nos quais poderá despositar seus trabalhos, além de usufruir de serviços de perfil e registro de buscas realizadas.

Quanto à sua arquitetura, a base se mostra de fácil manuseio e simples, o que não dificulta nas pesquisas; muito pelo contrário. Para pesquisar, a E-LIS fornece opções de busca por termos gerais ou específicos, além de manter um sistema de busca avançada. Na busca avançada, por exemplo, é possível pesquisar por título, tipos de documentos, assuntos, palavras-chave etc.



É interessante, também, o fato de o repositório disponibilizar índices em ordem alfabética com o total de publicação para cada assunto. São eles: autor, assuntos, países, ano, conferências e conferências por nome.




Os resultados de busca são dimensionados por lista, podendo ser reorganizados por ano, autor e título. Ao clicá-lo, o usuário é direcionado para o teor do artigo, no qual conterá informações detalhadas sobre o autor, referências, resumos etc. Em cada link listado, também, já fica disponível o acesso para download do artigo em pdf.




Os operadores booleanos não funcionam muito bem na busca; são capazes de recuperar alguma coisa, mas não mantém um critério preciso.

LINK DE ACESSO: http://eprints.rclis.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário